A depilação masculina deixou de ser um tabu faz tempo. Esse hábito que sempre foi majoritariamente feminino já faz parte do dia-a-dia de muitos homens também. Seja para cuidar melhor da higiene ou para remover pelos excessivos incômodos em determinadas partes do corpo (como peito e costas), a depilação masculina se tornou comum.
Hoje, vamos abordar algumas técnicas de depilação masculina e falar um pouco sobre os cuidados que devem ser tomados, já que os homens, em sua maioria, possuem pelos mais grossos e em maior quantidade do que as mulheres.
Depilação masculina: método 1 – lâmina de barbear
- Veja também dicas de Como alisar o cabelo masculino!
As lâminas de barbear são comumente utilizadas pelos homens para depilar a região da barba. No entanto, elas não são indicadas para depilar outras partes do corpo como peito e costas, já que podem provocar irritações e encravar os pelos com facilidade.
Além disso, como você não remove o pelo pela raiz, serão necessárias várias sessões semanais para manter o aspecto liso.
Depilação masculina: método 2 – cera quente ou fria
Esse é um dos métodos mais dolorosos. Para os homens, a dor pode ser ainda maior, já que os pelos são mais grossos. Assim, em regiões mais sensíveis como peito e rosto, a depilação com cera quente ou fria não é muito indicada.
Na depilação com cera, o pelo é removido pela raiz e, assim, demora mais tempo para começar a crescer novamente. É importante nunca reutilizar a cera, já que isso pode provocar irritações ou até mesmo infecções.
Sempre que fizer uma depilação com cera, lembre-se de utilizar protetor solar da área até a vermelhidão desaparecer. Se não fizer isso, o sol poderá manchar sua pele.
Depilação masculina: método 3 – cera roll-on
A depilação com cera roll-on é feita através de um aparelho em forma de roll-on. A cera é morna e não queima a pele, mas ainda assim o proedimento é bastante doloroso.
Geralmente, esse método é mais indicado para braços e pernas, pois são as áreas que resistem melhor à dor.
Depilação masculina: método 4 – laser
Esse é o método mais utilizado por homens que possuem muitos pelos e querem se livrar deles. Além disso, também é recomendado para homens que sofrem de foliculite (pelos encravados) na região da barba.
Se forem realizadas várias sessões, é possível deixar os pelos mais finos e em menor volume. Quanto mais sessões fizer, mais próximo o homem estará da depilação definitiva.
Esse método também é doloroso, mas menos do que o método que utiliza cera. Naturalmente, os homens são mais sensíveis à dor do que as mulheres, então, podem se sentir incomodados nas primeiras sessões. Recomenda-se uma sessão por mês e o uso de uma pomada anestésica para ajudar a aliviar a dor.
Depilação masculina: aparar é preciso!
Se você ainda não está totalmente seguro sobre a depilação masculina, pode optar por aparar os pelos com uma tesoura. Isso pode ajudar a minimizar a sensação de incômodo que o excesso de pelos provoca.
Especialistas aconselham que os homens aparem os pelos da região pubiana e das axilas regularmente, para melhorar a higiene e local e ajudar a diminuir os odores.
Depilação masculina: galeria de fotos
Confira algumas fotos para você se inspirar!